quinta-feira, 30 de junho de 2011

São Félix apresenta ações de assistência social durante conferência

Luznayara Magalhães, secretária de As. Social
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social de São Félix do Araguaia apresentou esta semana um balanço dos programas e ações da atual gestão (2009 a 2012) durante a III Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Os Avanços na Consolidação do Sistema único de assistência social - SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos servidores, programas e benefícios realizada no município.

Dentre as ações, a secretária da pasta, Luznayara Magalhães, pontuou as visitas domiciliares, serviços de convívio cocial e sócio educativos e projetos de enfrentamento à pobreza. Além disso, a prestação de atendimento prioritário às famílias inseridas nos diversos programas como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o PROJOVEM.

“A Prefeitura de São Félix desenvolve importantes ações voltadas a valorização da pessoa”, ressaltou a secretária, como apoio e apoio e orientação as famílias em suas funções de proteção, socialização e cuidado dos seus membros, promovendo a inclusão social e incentivando o protagonismo na superação de dificuldades associadas a riscos e vulnerabilidades.


A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social ainda trabalha, por meio do Centro de Referência e Assistência Social, com a missão de conhecer os grupos familiares, identificar suas necessidades e demandas, potencializando sua inclusão na rede de atendimento, encaminhando e acompanhando cada caso.  

“Também realizamos atividades em caráter de prevenção das situações de risco, com todas as famílias do território de abrangência do CRAS e, em especial, com aquelas que estão em situação de descumprimento das condicionalidades com vistas à superação de dificuldades e efetiva inclusão nos serviços de saúde, educação e assistência social”, completa a secretária.

Luznayara ainda destacou o projeto de Atenção à Pessoa com Deficiência (APD),  que é um serviço de Proteção Social Especial caracterizado como uma modalidade de atendimento que se desenvolve com as demais políticas públicas para oferecer proteção integral as pessoas com deficiência.

“Também realizamos ações voltadas ao idoso e sua família, com vistas a prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, além de garantir o direito a convivência familiar e comunitária”, completa a secretária, que ainda abordou as questões relativas à assistência à criança e ao jovem, que também são prioridades da atual gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário