São Félix

A tomada de posse duradoura da terra do município de São Félix do Araguaia aconteceu tardiamente, no tempo da Marcha para Oeste, de Getúlio Vargas. A denominação de São Félix foi dada a 20 de novembro de 1942, por ocasião da visita ao lugar do bispo Dom Sebastião Thomaz Câmara. A invocação a São Félix provinha da necessidade do povo na conquista de uma terra povoada por um povo indígena, região de tensão social. São Félix era o santo protetor dos brancos contra os ataques indígenas.

Quem se estabeleceu primeiro foi Severiano de Souza Neves, procedente do Estado do Piauí. Ouviu falar da boa qualidade das terras da região da Ilha do Bananal para a criação de gado.
Excetuando-se o caminho fluvial, o acesso a São Félix era quase impossível. No transporte de barco, de Barra à São Félix demoravam 12  dias rio acima.

A São Félix de hoje é cidade movimentada. Nosso Araguaia, que era o único caminho, hoje é ponto turístico com suas praias de todos os tamanhos. Há cantos e recantos mágicos onde a beleza e a paz predominam, em colírio para os olhos e harmonia para alma.

As ruas são com muito asfalto ou bloquetes, mesmo assim é uma cidade que desponta para o progresso, principalmente o turismo; sendo habitada por um povo alegre e hospitaleiro que vive de bem com a vida que leva.

A Lei nº 163, de 25 de outubro de 1948, criou o distrito de São Félix, no município de Barra do Garças. A Lei nº 3.689, de 13 de maio de 1976, de autoria do deputado Cristiano Cortes, cria o município, alterando a denominação para São Félix do Araguaia, a fim de se distinguir esse município de um outro existente no Estado da Bahia, com denominação homônima.

Foi seu primeiro prefeito o senhor Severiano Neves, seguindo-se Aldenor Milhomem, José Pontim, José Antônio de Almeida (Baú), Miguel Milhomem, Uslei Gomes, João Abreu Luz e, atualmente, Filemon Limoeiro.

Dados Gerais do Município
Denominação dos Habitantes – São-felixense.
População – 10.662 habitantes (IBGE/2000).
Eleitores – 6.486 (TER/2000).
Distância da Capital – 1.143 km.
Coordenadas – 11º 36’ 00” latitude sul e 51º 12’ 00” longitude oeste Gr.


Detalhes da História de São Félix

Em 23 de maio de 1941 desembarcava no rio Araguaia, em território mato-grossense, a família de Severiano Neves, acompanhada de outras famílias provenientes do estado do Pará, em busca de um futuro melhor. 
Iniciando-se assim um novo povoado, próximo a Santa Izabel do Morro, antiga morada dos índios carajás, habitantes milenares do rio Araguaia e da Ilha do Bananal.

A denominação de São Félix foi dada pelo bispo D. Sebastião Thomaz Câmara, no dia 20 de novembro de 1942.

A invocação a São Félix provinha do sofrimento do povo na conquista de uma terra povoada por nações indígenas, região de tensão social. Tomaram São Félix por padroeiro, acreditando que os protegia contra os índios xavantes, que habitavam a região e faziam incursões sobre o nascente povoado, pois não admitiam a ocupação de seu território.

Na margem direita do rio Araguaia vivia o pacífico povo indígena carajás. Com a descida dos índios xavantes para o sul, a partir de 1945, registrou-se maior tranquilidade entre os colonos.

São Félix, por ser uma região lindamente abençoada pela natureza, já foi parada de muitos notáveis brasileiros, que aqui aportaram com suas caravanas, para descansar das longas viagens pelo rio Araguaia, como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Couto Magalhães e Carmo Bernardes, entre outros.

Juscelino Kubitschek foi um dos amantes do Araguaia e de São Félix. Getúlio Vargas, em 1942, construiu uma base militar da FAB na ilha. Mais tarde, Juscelino fez um belíssimo hotel para acomodar ilustres visitantes, o hotel JK, hoje destruído, mas ainda espelhando um tempo alegre e esperançoso.

A lei nº 163, de 25 de outubro de 1948, criou o distrito de São Félix com território vinculado ao município de Barra do Garças. Em 1963, uma lei propôs a criação do município, tendo sido vetada pelo executivo estadual. Em 13 de maio de 1976, através da lei estadual nº 3689, foi criado o município de São Félix do Araguaia.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. Amei a cidade de vcs, estou aqui a trabalho, mas e inevitalvel nao ser tocada pela beleza dessa linda terra!Estou participando do Seminario de Avaliaçao e Formaçao em Tecnologia Educacional, organizado pelo CEFAPRO de Sao Felix, desde ja agradeço a gestao e aos formadores e a cada um que se encontra proximo a esse cais lindo nesta semana! Liliane Oliveira Rondonopolis_MT

    ResponderExcluir