terça-feira, 5 de julho de 2011

Distância e resistência não comprometem campanha da gripe em São Félix

Dom Pedro Casaldáliga sendo vacinado contra a gripe em São Félix.
 A Secretaria de Saúde de São Félix, município localizado 1.150 km ao nordeste de Cuiabá, alcançou uma cobertura vacinal de 84,23 %  na campanha contra a gripe (Influenza) e cujo alvo foram  crianças, gestantes e idosos, incluindo a população indígena. 

“Apesar de termos encontrado resistência, principalmente entre moradores da zona rural ,e as dificuldades advindas da grande extensão territorial, conseguimos alcançar uma excelente cobertura”, comemora a secretária municipal de Saúde Rosinéia dos Santos Milhomem.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Diogo Capoci,  informa, de outro lado, que o resultado da campanha de vacinação de Influenza de São Félix não atingiu os números apresentados pelo Ministério da Saúde porque eles não correspondem à realidade existente no município.

Os parâmetros do Ministério estariam contabilizando pessoas que são atendidas na rede de saúde de São Félix mas que residiriam em outros municípios. “São gestantes, por exemplo, que moram cidades vizinhas e que recorrem ao hospital de São Félix para o parto”.

E para diminuir a resistência de alguns moradores à vacina, Roséia Milhomem informa que a Secretaria de Saúde já está preparando ações educativas para reverter o quadro. Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix, não perdeu tempo e aceitou de pronto a imunização.




Nenhum comentário:

Postar um comentário