terça-feira, 7 de junho de 2011

Além de belo e misterioso, o rio Araguaia é a grande opção para a pesca esportiva

O pôr do sol em São Félix, onde o Araguaia reina absoluto.
(Foto: Sandra Carvalho)
O Rio Araguaia é possivelmente um dos mais piscosos do mundo, sendo comparável ao pantanal mato-grossense, tanto em volume de pescado quanto em quantidade de espécies disponíveis.

Na seca, o rio atraí milhares de turistas.
(Foto: Sandra Carvalho)
A preservação dessa característica tem sido uma preocupação constante, e nesse sentido, o turista desempenha um papel de importância fundamental, necessitando uma conscientização de sua responsabilidade como agente passível de influir no equilíbrio ambiental inerente.

A melhor época para se pescar no Araguaia está situada em dois períodos curtos. O primeiro em março ou abril, no final das grandes chuvas de verão. O segundo no final de outubro ou início de novembro, logo no início das chuvas. Em ambos os casos, não dura mais que uma ou duas semanas. A temporada oficial, de maio a setembro, também oferece boas oportunidades, e é nela que se concentra toda a atividade que dá suporte ao turista.

Na cheia, moradores se refrescam à beira do cais.
(Foto: Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia)
Ter o apoio de alguém residente no local ou ponto que se pretenda demandar pode ser um trunfo importante. Existem associações de guias ou piloteiros em diversas localidades à margem do rio. Fazer um contato prévio com tais entidades é uma boa medida. Os hotéis ou pousadas, não raro oferecem serviços semelhantes. De qualquer forma, prevalece uma regra básica: quem melhor informado estiver, melhor resultados obterá!

A pesca nos cardumes, atualmente proibida - pela agressão ambiental imanente -, deve ser evitada. É necessário admitir que o simples fato do uso dos motores de popa, e conseqüente poluição (óleo 2T e gasolina - resíduos) já agride o meio-ambiente de forma irreversível.

Fonte: www.rioaraguaia.com.br

Um comentário:

  1. O Blog ficou muito bom! apenas gastaria de observar que a foto " O por do Sol em São Félix" deveria ser "O Amanhecer em SFA", pois NÃO há pôr do Sol no LESTE.

    ResponderExcluir